Estudo internacional analisa casos de negócios inclusivos em 11 países

Atualmente, empresas por todo o mundo buscam criar modelos inovadores de negócios com resultados rentáveis e que, ao mesmo tempo, tragam benefícios sociais para milhares de pessoas de baixa renda. Devido aos grandes recursos financeiros e tecnológicos que por vezes possuem, são essas empresas que têm sustentado a base para a existência de um “capitalismo inclusivo”, que busca contribuir para a diminuição da pobreza mundial.

A análise de 33 casos desses negócios inclusivos pode ser encontrada, em espanhol, no livroNegocios Inclusivos: Iniciativas de mercado con los pobres de Iberoamérica da Rede de Conhecimentos sobre Empreendimentos Sociais (Social Enterprise Knowledge Network,SEKN).
Nesse estudo, são analisados casos de grandes empresas de 11 países, como, por exemplo,  a Cemex (Cementos Mexicanos), uma das maiores produtoras de cimento no mundo, e a Colcerámica (Companía Colombiana de Cerámica), empresa de telhas cerâmicas da Colômbia, que passaram a colaborar com organizações internacionais e organizações não-governamentais e comunitárias locais.
Essas e outras experiências encontradas nesse estudo permitem aos leitores  conhecer o processo de análise e investigação da SEKN em negócios inclusivos. Com isso, podem compreender plenamente todas as atividades operacionais realizadas em processos de desenvolvimento de gestão de negócios inclusivos e seus resultados.
Sobre a SEKN
A SEKN é uma rede de pesquisas e estudos formada por dez universidades líderes em gestão da América Latina, Espanha e Estados Unidos. Por isso, está em uma posição única no mundo para fazer estudos comparativos  internacionais com a utilização de um mesmo processo de trabalho e metodologia. Para mais informações, acesse o site da SEKN (http://www.sekn.org/)

29/6/2015 0:00:00