​​

Biblioteca CEATS

Confira alguns dos resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos e publicados na forma de livros e artigos.

  • Retratos dos direitos da criança e do adolescente no Brasil: pesquisa de narrativas sobre a aplicação do ECA

    Autor(es): Rosa Maria Fischer e Luana Schoenmaker

    Editora:

    2009

    • Resumo: O Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apresentam os resultados de pesquisa realizada sobre a aplicação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no livro “Retratos dos direitos da criança e do adolescente no Brasil: pesquisa de narrativas sobre a aplicação do ECA”. A pesquisa foi realizada pela equipe técnica do Ceats com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e a cessão do acervo do concurso Causos do ECA* do portal Pró-Menino pela Fundação Telefônica. Para a pesquisa foi feita a análise das narrativas reais inscritas nas edições de 2005 a 2009 do concurso “Causos do ECA”. O livro representa um retrato da realidade na perspectiva e no âmbito da visão de mundo dos próprios atores, no momento em que eles sentiram que poderiam ser os autores espontâneos das narrativas analisadas. Para a professora doutora Rosa Maria Fischer, coordenadora do Ceats, esta pesquisa retrata a importância do Estatuto para a promoção dos direitos da criança e do adolescente. “Este estudo ilumina os esforços dirigidos pelo Estado e pela sociedade para a superação de desafios presentes no âmbito da garantia dos direitos desses públicos no país de modo a tornar efetivo o Estatuto da Criança e do Adolescente para todas as camadas sociais”, comenta. A análise das 1.276 histórias que foram classificadas como violação de direitos revelou que a violência psicológica cometida por familiares ou responsáveis foi o tipo de violação de direitos assegurados pelo ECA que apresentou mais elevada frequência nessas narrativas: 36%. Os outros quatro tipos de violação de direitos mais frequentes foram: privação do direito de alimentação (34,3%), abandono (34,2%), violência física cometida por familiares/responsáveis (25,8%) e violação ao direito de higiene (25,0%).Seguem abaixo as 20 violações de direitos da criança e do adolescente mais frequentes:

  • Estratégia de Empresas no Brasil: atuação social e voluntariado

    Autor(es): Rosa Maria Fischer

    Editora:

    1999

    • Resumo: Resultados da primeira pesquisa nacional sobre a atuação social e o estímulo ao voluntariado nas empresas.

  • Revista RAUSP - Edição Especial

    Autor(es): Rosa Maria Fischer e Graziella Maria Comini

    Editora: RAUSP

    2012

    • Resumo: O propósito de organizar e divulgar um número especial da RAUSP – Revista de Administração da Universidade de São Paulo, focado na emergência do Empreendedorismo Social e dos Negócios Socioambientais alinha-se à iniciativa de ampliar o conhecimento acerca do tema do Desenvolvimento Sustentável Multidimensional. Trata-se de buscar compreender as relações teóricas e empíricas existentes entre o desafio, sempre renovado do desenvolvimento e a emergência de empreendimentos voltados, simultaneamente à geração de valor econômico e de valor social.

  • Empreendedorismo com foco em negócios sociais

    Autor(es): Diversos

    Editora:

    2015

    • Resumo: Este livro se destina a todos aqueles que querem conhecer os Negócios Sociais, as Empresas Sociais, as Empresas Inclusivas ou o Setor 2½, como também podem ser denominados estes empreendimentos que buscam provocar um elevado impacto social onde atuam, rompendo com barreiras invisíveis que criam todo tipo de dificuldade para o ser humano se desenvolver, dar sua contribuição ao ambiente em que vive e usufruir dos benefícios do desenvolvimento. O livro está DISPONÍVEL gratuitamente em plataforma digital! Acesse http://www.negociossociais.ufpr.br/geral/livro-empreendedorismo-com-foco-em-negocios-sociais/ e boa leitura!