Social Enterprise Knowledge Network – Ciclo 3

​O CEATS é membro fundador da Social Enterprise Knowledge Network (SEKN), uma rede composta por nove universidades da região ibero-americana, apoiadas pela Harvard Business School, com o objetivo de realizar pesquisas sobre temas ligados ao Empreendedorismo Social.

 
A constituição de empreendimentos voltados para a Inclusão Social e Econômica de Pessoas de Baixa Renda foi o tema de pesquisa da SEKN no terceiro ciclo do projeto, entre os anos 2005 e 2008. Foram realizados estudos de casos em todos os países integrantes da rede, com foco na forma como mecanismos de mercado podem gerar valor econômico e valor social para a população de baixa renda, contribuindo para o desenvolvimento social.
 
A pesquisa realizada resultou na publicação de 15 Casos de Ensino e suas respectivas Notas de Ensino, em fase de publicação pela Harvard Business School Publishing. Os casos redigidos pelo CEATS foram: “Agropalma: os desafios da expansão” e “Reciclare: repensando o futuro”. Artigos sobre uma seleção dos casos ibero-americanos foram publicados na ReVista: Harvard Review of Latin America (edição Inverno 2006) e um livro contendo análises comparativas das pesquisas realizadas nos diversos países será publicado até o final de 2009 pela Harvard University Press.
 
Escolas-membro da Social Enterprise Knowledge Network – SEKN
Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (EGADE – México);
Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE – Espanha);
Harvard Business School (UBS - EUA)
Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA – Venezuela);
Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE – Costa Rica e América Central);
Pontifícia Universidad Católica  (PUCCh – Chile);
Universidad de Los Andes (Uniandes – Colômbia);
Universidad del Pacífico (UP – Peru);
Universidad de San Andrés (UdeSA – Argentina); e
CEATS, representando a Universidade de São Paulo (USP – Brasil).
A rede SEKN tem por objetivo principal disseminar conhecimentos para fortalecer a capacidade didática e pedagógica das universidades e escolas de negócios, propiciando, paralelamente, a troca de experiências entre as organizações estudadas, de forma a aperfeiçoar a visão estratégica de gestores e empreendedores sociais. Como integrante da rede, o CEATS está capacitado para elaborar pesquisas e estudos de caso, acadêmicos e pedagógicos, sobre temas ligaos ao Empreendedorismo Social e ao Desenvolvimento Sustentável.

29/6/2015 0:00:00