Social Enterprise Knowledge Network – Ciclo 2

​O CEATS é membro fundador da Social Enterprise Knowledge Network (SEKN), uma rede composta por nove universidades da região ibero-americana, apoiadas pela Harvard Business School, com o propósito de realizar pesquisas sobre temas ligados ao Empreendedorismo Social.

A rede SEKN tem por objetivo principal disseminar conhecimentos para fortalecer a capacidade didática e pedagógica das universidades e escolas de negócios, propiciando, paralelamente, a troca de experiências entre as organizações estudadas, de forma a aperfeiçoar a visão estratégica de gestores e empreendedores sociais. Como integrante da rede, o CEATS está capacitado para elaborar pesquisas e estudos de caso, acadêmicos e pedagógicos, sobre temas ligaos ao Empreendedorismo Social e ao Desenvolvimento Sustentável.
A Gestão de Empreendimentos Sociais foi o tema de pesquisa da SEKN no segundo ciclo do projeto, entre os anos 2003 e 2005. Foram realizados estudos de casos em todos os países integrantes da rede, com foco nos fatores determinantes para a gestão dos empreendimentos: pressões do contexto, mecanismos de implementação, elementos de integração e propósito central.

A pesquisa realizada resultou na publicação de 40 Casos de Ensino e suas respectivas Notas de Ensino, publicados pela Harvard Business School Publishing. Os casos redigidos pelo CEATS foram: “IDEC e a saga da auto-sustentação”, “Grupo Orsa: o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, “Corrente Viva: o feixe de bambu e o desafio da sustentabilidade”, “Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas.”

Análises comparativas das pesquisas realizadas nos diversos países foram publicados pela Harvard University Press no livro “Effective Management of Social Enterprises: Lessons from Businesses and Civil Society Organizations in Iberoamerica”, ainda inédito em português.
 
Escolas-membro da Social Enterprise Knowledge Network – SEKN
Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (EGADE – México);
Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE – Espanha);
Harvard Business School (UBS - EUA)
Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA – Venezuela);
Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE – Costa Rica e América Central);
Pontifícia Universidad Católica  (PUCCh – Chile);
Universidad de Los Andes (Uniandes – Colômbia);
Universidad del Pacífico (UP – Peru);
Universidad de San Andrés (UdeSA – Argentina); e
CEATS, representando a Universidade de São Paulo (USP – Brasil).

29/6/2015 0:00:00