Fortalecimento da Gestão dos CMDCAs

​Iniciado em julho de 2003, o projeto Fortalecimento da Gestão do CMDCA visava fortalecer o sistema de gestão estratégica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) do município de  Barueri localizado na Grande São Paulo.

As etapas para sua realização foram: diagnóstico social dos municípios com participação dos conselheiros; formulação de um plano de ação aplicável ao CMDCA com apoio de voluntariado empresarial local; e monitoramente e avaliação do plano de ação.
Durante a execução do projeto houve uma intensa e permanente articulação entre os membros do conselho, compostos, paritariamente, por representantes da sociedade civil e do governo, além das empresas apoiadoras, que atuaram também por meio de funcionários voluntários.
Foram obtidos resultados consistentes quanto à articulação por conta, principalmente, da liderança do Conselho, que conduziu o processo com muito comprometimento.
Em setembro de 2004, foi realizada a etapa de monitoramento e avaliação do projeto com os integrantes do CMDCA. Observou-se a necessidade de continuidade do trabalho para otimizar os resultados obtidos, consolidar a capacitação dos Conselheiros e criar uma “cultura” de alianças entre o poder público e as empresas locais.
Houve tentativa de implementação do projeto nos municípios de São José dos Campos e Guarulhos, mas devido a aspectos diversos, não se realizou.  
O Projeto contou com o apoio da Petrobras, Fundação Orsa, Instituto C&A de Desenvolvimento Social, ABN Amro Bank e Sociedade Alphaville. 

29/6/2015 0:00:00