Diagnóstico socioambiental de comunidades rurais do Vale do Jari (PA)

​O Diagnóstico permitiu a compreensão das características específicas da realidade social, econômica, cultural e ambiental das comunidades que vivem nas áreas de propriedade ou de posse da Jarí Celulose S.A., empresa do Grupo Orsa. Serviu de insumo para a elaboração de estratégias de apoio e estímulo ao empreendedorismo comunitário, visando o desenvolvimento sustentável da região em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais.

O Grupo Orsa precisava elaborar um Plano de Ação  a partir de dados consistentes a respeito das comunidades rurais do Vale do Jarí.  Coube ao CEATS a consolidação e análise de dados primários e secundários de enquadramento geodemográfico das comunidades, ordenamento territorial, saúde, educação, programas de ação social existentes, associativismo, emprego e formação profissional.
O Diagnóstico de necessidades e potenciais das comunidades rurais do Vale do Jarí na área de abrangência do Grupo Orsa foi complementado pela atuação do POEMA (Programa Pobreza e Meio-Ambiente na Amazônia) – vinculado à Universidade Federal do Pará. A pesquisa nesta atuação cobriu 127 localidades e 1087 comunidades rurícolas e lideranças, totalizando 330 horas de trabalho de campo.
Em 2006, a equipe CEATS elaborou um Relatório Executivo e auxiliou na preparação do relatório para o ITERPA – Instituto de Terras do Pará, que reuniu os diagnósticos feitos pelo POEMA e CEATS.
 

29/6/2015 0:00:00