Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Programas de Formação de Operadores da Segurança

​Projeto de pesquisa aprovado no Concurso Nacional de Pesquisas Aplicadas em Valorização e Formação Profissional, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça (edital de Licitação nº. 03/2003).

 
A pesquisa teve como objetivo identificar, desenvolver e testar indicadores de monitoramento e avaliação de programas de formação e capacitação dos operadores de justiça criminal e segurança pública no Brasil.
 
Para isso, priorizou-se a realização de pesquisas qualitativas em quatro fases, entre maio e novembro de 2005:
 
1. Mapeamento Inicial: importante passo inicial que consistiu no levantamento e na análise de dados secundários que descreviam as características de cursos de formação e capacitação de policiais militares e policiais civis no Brasil.
 
2. Seleção de Amostra de Programas: etapa de seleção de uma amostra considerada representativa do universo pesquisado dos operadores de segurança.
 
3. Identificação e Desenvolvimento de Indicadores de Monitoramento e Avaliação: por meio da análise de dados dos cursos de formação pesquisados, foram identificadas variáveis que conformaram o Modelo CIPP.
 
4. Teste de Indicadores: Os indicadores de monitoramento e avaliação de programas de formação identificados e elaborados foram, então, validados com representantes.
 
Os indicadores identificados pelas polícias civil, militar e pelo corpo de bombeiros passaram a ser considerados macroindicadores, a seguir desdobrados em indicadores específicos, com o objetivo de facilitar sua coleta e mensuração para aplicação em situações concretas.
 
Os macroindicadores eleitos como mais importantes e validados pelas polícias e bombeiros deram origem a uma ferramenta de coleta e sistematização de dados, sob a forma de uma matriz avaliativa estrutura no modelo CIPP, a qual foi entregue à SENASP no final do projeto.

29/6/2015 0:00:00