Pesquisa Alianças Estratégicas Intersetoriais

​Uma pesquisa pioneira no Brasil sobre Alianças Estratégicas Intersetoriais foi realizada pelo CEATS entre 2001 e 2003. A pesquisa contou com apoio da Fundação Ford e teve por objetivos: identificar e analisar como empresas privadas estabelecem e gerenciam alianças com organizações da sociedade civil e órgãos do Estado; quais são as características e os desafios dessas práticas colaborativas; e sistematizar casos e lições aprendidas. O estudo envolveu a realização de workshops, estudos quantitativos e qualitativos. Seus resultados geraram seminários, artigos, materiais didáticos e um instrumento de gestão.

A pesquisa descritiva contou com a participação de 385 empresas nacionais e multinacionais, de variados portes e segmentos. Foi realizada através da aplicação de um questionário e da realização de visitas e entrevistas junto a uma amostra de 60 empresas e 41 organizações parceiras.
Os achados da pesquisa descritiva deram origem à elaboração de cinco Casos Didáticos: Copel e o Projeto luz das Letras - Alfabetização de Adultos, Carbocloro - Duas Faces da Responsabilidade Social, McDonald’s e o Combate ao Câncer Infantil, Instituto Telemig Celular e os Direitos da Criança e do Adolescente, Cosipa e a Gestão da Qualidade na Escola. Também a partir dos resultados da pesquisa descritiva o CEATS criou um Instrumento de Monitoramento de Alianças Intersetoriais, o qual foi modelado e validado através de workshops com representantes de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

29/6/2015 0:00:00